Os diretores de ensino no estado de São Paulo têm seus critérios de valorização e remuneração definidos pela Lei Complementar nº 1.374, de 30 de março de 2022, que institui os Planos de Carreira e Remuneração para os Professores de Ensino Fundamental e Médio, Diretores Escolares e Supervisores Educacionais da Secretaria da Educação.
Critérios de Valorização:
- Desempenho: evolução na carreira baseada no exercício de competências e habilidades relacionadas a conhecimentos técnico-científicos, práticas pedagógicas e habilidades de didática aplicada.
- Desenvolvimento: reconhecimento de competências do docente por meio de formações e cursos voltados à atualização, ao aperfeiçoamento profissional e à pós-graduação.
Remuneração:
- Subsídio: contraprestação pecuniária fixada em lei, paga mensalmente pelo efetivo exercício do cargo de Professor de Ensino Fundamental e Médio.
- Adicional de Complexidade de Gestão (ACG): retribuição pelo exercício de funções de gestão, coordenação, orientação e assessoramento.
Valores para Diretores:
- Salário Inicial: R$ 6.300,00 para diretores.
- Salário Máximo: R$ 14,5 mil para diretores de escola.
Progressão na Carreira:
- Interstício de 2 anos: processos de evolução por desempenho terão um interstício de dois anos.
- Ferramentas de avaliação: além de provas, os servidores podem ser promovidos a partir de outras ferramentas que valorizam a trajetória do profissional na rede, como videoaulas e resultados no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
A justiça de um projeto depende de vários fatores, incluindo:
1. Objetivos: Os objetivos do projeto são claros, alcançáveis e benéficos para todos os envolvidos?
2. Equidade: O projeto trata todos os indivíduos de forma justa e igualitária, sem discriminação ou privilégios injustificados?
3. Transparência: O projeto é transparente em suas ações, decisões e resultados?
4. Participação: O projeto envolve a participação ativa de todos os stakeholders relevantes, incluindo aqueles que serão afetados pelas decisões?
No caso do projeto de valorização dos diretores de ensino em São Paulo, é importante considerar:
1. Melhoria da educação: O projeto visa melhorar a qualidade da educação no estado?
2. Valorização dos profissionais: O projeto valoriza e reconhece o trabalho dos diretores de ensino e outros profissionais da educação?
3. Equidade salarial: O projeto promove a equidade salarial entre os profissionais da educação?
Se o projeto atende a esses critérios, pode ser considerado justo. No entanto, é importante avaliar os detalhes específicos do projeto e considerar as perspectivas de todos os envolvidos.
A opinião dos professores sobre a greve em São Paulo varia de acordo com as reivindicações e os objetivos da mobilização. Alguns pontos de vista destacam:
- Melhoria das condições de trabalho: professores defendem melhorias nas condições de trabalho, incluindo redução do número de alunos por sala, garantia de segurança nas escolas e implementação de programas de saúde física e mental.
- Valorização profissional: a greve busca valorizar os profissionais da educação, com reivindicações como a incorporação de abonos complementares na remuneração e reajuste salarial.
- Prioridade para a educação: alguns professores argumentam que a greve é necessária para chamar a atenção para a importância da educação e a necessidade de investimentos adequados.
- Críticas à gestão: outros professores criticam a gestão da universidade ou do sistema educacional, argumentando que as decisões tomadas afetam negativamente a qualidade da educação e as condições de trabalho.
No entanto, também há opiniões contrárias à greve, argumentando que:
- Prejuízo aos alunos: a greve pode prejudicar os alunos e comprometer o calendário escolar.
- Ineficácia: alguns acreditam que a greve pode não ser eficaz em alcançar os objetivos desejados.
- Divisão: a greve pode criar divisões entre os professores e outros membros da comunidade escolar.
É importante notar que as opiniões podem variar dependendo da categoria e da instituição específica.
A APEOESP (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) tem se manifestado sobre a greve e as reivindicações dos professores.
A medida, imposta sem diálogo com o sindicato e a categoria, é considerada autoritária, punitiva e baseada em critérios subjetivos que ameaçam a estabilidade e os direitos dos professores, segundo a parlamentar.
Publicada por meio da Resolução SEDUC nº 83/2025, a nova política de avaliação será aplicada a todos os profissionais do magistério — incluindo efetivos, não efetivos e professores readaptados — e prevê, inclusive, que estudantes avaliem seus professores, ao lado da equipe gestora e dos próprios colegas de trabalho.
Para a deputada, a proposta desrespeita os princípios básicos da gestão democrática e evidencia o autoritarismo do governo Tarcísio de Freitas.
“Apesar das alegadas intenções de negociar, o governo ignora o sindicato e a categoria.
Investir em educação é investir no futuro das comunidades carentes e criar oportunidades para que as pessoas possam melhorar sua qualidade de vida.
"Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro
A lei, aprovada em 1996, é chamada de Lei Darcy Ribeiro e estabelece pontos para a formação dos profissionais de educação, para garantir o acesso de toda a população à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação e do dever da União, do Estado e dos municípios com a educação pública. A lei continua em vigor.
Mudar o mundo é um desafio complexo, mas é possível se trabalharmos juntos.
A educação, a sustentabilidade, a igualdade e a tecnologia são apenas algumas das áreas que podemos focar para criar um mundo melhor.
Lembre-se de que cada pequena ação pode contar, e juntos podemos fazer uma diferença significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário