terça-feira, 2 de agosto de 2022

Saudades



A Eterna Procura


No dicionário, saudade é definida como “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa, um lugar ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. É importante afirmar que saudade é um sentimento não necessariamente ruim sob a ótica psicológica.

Desde pequenos, somos imbuídos com a semente de carga emocional e isso se desenvolve enquanto crescemos. Devido às nossas experiências, em determinado ponto sentiremos saudade, um sentimento associado com a falta de algo.

Conceito de saudade

Saudade é quando sentimos falta de alguém, algum objeto ou uma situação distante que não pode ser alcançada no momento. Seja associada à distância ou ao acabamento dela, temos este sentimento quando queremos reavê-los. Por trás dessa falta, comumente se misturam sensações de alegria, tristeza ou perda pelo ente desejado.

Estudiosos afirmam que a palavra deriva dos termos latinos “solitatis, solitas”, que serviriam para designar a solidão dos portugueses ao chegarem no Brasil. Longe de casa e do que lhe era familiar, os visitantes sentiam a falta do lar e costumes e ansiavam o retorno.

O vocabulário português é bem específico ao se tratar de sensações abstratas, algo que dificilmente vemos em outros idiomas. Saudade pode ser traduzida conforme a necessidade da cultura local, mas não apresenta significado tão completo quanto no nosso idioma.

Embora todos os povos a sintam, é considerada a sétima palavra mais difícil de se traduzir.

Do que sentimos saudade?

Em nossas experiências, tentamos focar no que é positivo à nossa saúde por nos fazer bem. Guardamos com carinho lembranças de momentos que foram importantes em nossas vidas e que temos o desejo de resgatar de algum modo, independente do alcance da situação. Podemos sentir falta de:

Pessoas

Nossas relações tem um forte peso no nosso comportamento. Ao cultivarmos com carinho o afeto com outras pessoas, criamos momentos e sensações únicas com as mesmas. Quando esse elo é rompido, seja por distância ou até mesmo pela morte, queremos resgatá-lo para revivermos esses momentos de ternura e alegria.

Amores

Sempre encontraremos alguém que sente falta de um amor antigo. Embora separados, a saudade é motivada pelo elo construído de maneira muito íntima e singular. É algo além da amizade, visto que tudo era absolutamente compartilhado.

Lugares

Além das pessoas, também mantemos relações de afeto com os lugares em que vivemos. Isso se dá pela sensação de conforto e segurança interno, já que reconhecíamos ele como lar. Seja uma casa, um lugar para as férias ou até mesmo o trabalho, essa zona de segurança sempre é um lugar que visitamos constantemente em nossa memória.




Música

Incrivelmente, a música tem a capacidade de guardar momentos em seus ínfimos minutos. Isso porque se faz trilha de momentos agradáveis que desejamos retomar. Contudo, não só pelo momento, mas também pelo prazer de ouvir algo que gostamos é suficiente para sentirmos saudade.

Comida

Assim como a música, nosso paladar também é capaz de gravar registros através da comida. Situações felizes, por vezes, são permeadas por encontros e uma boa refeição. Somos capazes de sentir falta de comer algo para revivermos todas as sensações agradáveis que nos trazem nostalgia.

O mais curioso é que cada alimento carrega uma história diferente. Desse modo, carregamos sensações distintas ao prová-los novamente. Podemos sentir alegria, tristeza ou até um misto de ambos.

Consequências da saudade

Como qualquer outra sensação, a saudade pode ser algo benéfico ou não, dependendo do nível. O apego excessivo ao passado pode gerar marcas em nossa vida e se não for cuidado, pode ter consequências graves. Veja alguns dos transtornos mais comuns causados pelo apego à saudade:

Angústia

Pelo fato de buscar constantemente as coisas que lhe causavam bem-estar, o indivíduo facilmente entra em estado de angústia. Isso se deve ao fato da busca incessante causar desconforto devido à dificuldade em reviver tal experiência. A distância entre ele e o que busca o deixa em estado de “afogamento sentimental”.

Tristeza

Frequentemente compara as experiências que tem hoje com as que viveu anteriormente. Desse modo, pesando prós e contras, a melancolia toma parte em sua vida e passa a enxergar sua vida de maneira mais acinzentada. Esse pessimismo pode abrir caminho à depressão.



Solidão

A fixação excessiva ao passado pode provocar solidão e isolamento. As novas experiências não suprem o vazio deixado pelas antigas, pois o indivíduo compara constantemente uma à outra. Além disso, um sentimento de inadequação ao momento pode surgir e isso o leva facilmente a se sentir solitário.

Insônia

É comum reviver nossas lembranças em momentos de calmaria. Contudo, isso pode nos causar insônia se feito em excesso. Reviver constantemente um mesmo fato ou época pode interferir na qualidade do nosso sono.

Apatia

A infelicidade ocasionada pela saudade pode nos causar apatia. Teremos dificuldades em enxergar algum valor nas relações com outras pessoas e até na alimentação. Facilmente desenvolvemos perda de apetite por sentir excessivamente saudade de algo.






Nenhum comentário:

O Criador...!

  A ideia de um criador é uma das mais antigas e importantes da história da humanidade.  Desde as primeiras civilizações, os seres humanos t...